NOTÍCIAS

06/03/2020
Museu em São João é uma viagem no tempo
Espaço, em São João do Oeste, reúne diversas relíquias da história da nossa região

São João do Oeste, distrito de Cascavel, além de representante da pujante agropecuária de Cascavel, possui um lugar especial. Por trás de uma parede de bambu está localizado um tesouro da história do município, denominado Museu Nossa Senhora Aparecida. Seu fundador, Severino Pierczarka, mora há 73 anos no distrito, quando chegou com 11 meses de vida. “Fui juntando algumas coisas que tinha guardado e recebi muitas doações. Não podemos esquecer o nosso passado”
O espaço inaugurado em outubro de 2019. A ideia surgiu graças a uma carroça, usada pela família dele para vir de Santa Catarina a São João. A viagem durou 27 dias. A carroça de número 45 foi emplacada em 1958 em Cascavel e ainda guarda o colchão de palha e o cobertor de pena de ganso. Desde 2014 ele vem juntando os itens do acervo do museu. 
Severino recorda com carinho da história. “Minha família veio de Canoinhas, de Santa Catarina, para tentar a vida aqui. Era bonito de ver aqui o quanto de pinheiro tinha. Meu pai contava muitas histórias sobre isso, dizendo que eram tantas árvores que pareciam que elas se emendavam”, conta saudoso.
Toda a vida dele foi ligada à roça, onde trabalha desde os cinco anos. Hoje, está aposentado, mas ainda tem uma propriedade rural. “Desde pequeno eu ajudava a mãe a plantar alho e batata. Continuei a minha vida inteira trabalhando na lavoura. Agora criei esse espaço para lembrar de todos esses equipamentos, que foram todos usados aqui no nosso município”. 
O acervo
No local, estão à disposição dos visitantes mais de 100 objetos antigos carregados de histórias, todos devidamente nominados em referência aos seus antigos donos.
Entre os itens estão a bruaca, espécie de mala que os tropeiros colocavam em cima dos burros para carregar itens da viagem; máquina de fazer quirela de milho; o monjolo, máquina que trabalha à base do peso de água para a fabricação de fubá; o ferro à base de carvão; o moedor de trigo; o socador,  moedor e separador de erva-mate rudimentar. 
Fotos antigas e até o documento da carroça fazem parte do acervo, que também dedica um banner aos colaboradores, doadores e a um pouquinho da sua história. Ou melhor: da nossa história. 
Nenhum comentário até o momento...


Sindirural - Rua Cuiabá, 217 - Jd. Maria Luizz - Cascavel/PR - Fone (45) 3037-7829